
Se você chegou aqui por acaso, seja bem-vinda ou bem-vindo!
Eu sou Luzia Oliveira, doutoranda em Ensino de Ciências Exatas, e quero compartilhar um pouco da minha jornada com você — mais especificamente, sobre uma das etapas mais exigentes da pesquisa acadêmica: o Estado da Arte.
Um sonho com sacrifícios
Minha tese está sendo construída a partir de uma pesquisa de campo em uma escola municipal da minha cidade, envolvendo professoras da Educação Infantil. Me qualifiquei em setembro de 2024, e posso dizer com orgulho que fui elogiada principalmente pelo Estado da Arte da pesquisa.
Mas nem sempre foi assim…
Foram quase nove meses imersa em leituras, resumos, marcações e análises. Perdi noites de sono, emagreci, passei menos tempo com meu filho e renunciei a muitos momentos em nome de um sonho. Um sonho que antes parecia distante — e que, hoje, está tomando forma.
Quem vê os elogios, não imagina o caminho percorrido.

Fonte: Banco de Imagens do Canva.
Subestimando o Estado da Arte (até que ele me pegou)
No início, confesso que subestimei a importância do Estado da Arte. Eu sabia que precisava fazer, mas não compreendia o quanto ele definiria os rumos da minha pesquisa. Quando finalmente mergulhei nessa etapa, me vi completamente envolvida: eram textos, teorias, métodos, regiões, dados… Tudo precisava fazer sentido.
Foi então que decidi buscar ajuda. Pedi dicas a uma amiga que já tinha defendido sua dissertação, e, principalmente, me comprometi com o processo.
Etapas práticas da construção
A seguir, compartilho os passos práticos que segui, que podem ajudar você também:
- Definir o tema com a orientadora
Passamos por várias possibilidades até encontrar um que pulsava mais forte no meu coração. - Escolher as plataformas de busca
Para a construção do Estado da Arte da Tese, utilizei:- SciELO
- Portal de Periódicos da CAPES
- Página de Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da UNIVATES
- Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD)
- Plataforma EduCAPES
- Página de Produtos Educacionais da UNIVATES
- Página de Produtos Educacionais do Instituto Federal do Rio de Janeiro
- Aprender a utilizar os comandos de busca
Além das palavras-chave, usei frases completas para otimizar os resultados, especialmente no SCIELO. - Refinar a seleção por etapas
- Primeiro os títulos
- Depois os resumos
- E por fim, leitura na íntegra dos artigos, dissertações, teses e produtos educacionais.
- Analisar o conteúdo com base nos objetivos da pesquisa
Apenas os que dialogavam diretamente com minha proposta entraram no projeto.
A experiência além dos dados
Esta etapa do trabalho foi fundamental e extremamente proveitosa. A leitura de cada artigo, dissertação e tese selecionados foi edificante e transformadora. Reforcei a relevância do ensino de Ciências da Natureza na Educação Infantil e da formação continuada de professores.
Além disso, o processo me permitiu:
- Conhecer novas teorias e autores que embasam minha proposta;
- Identificar lacunas importantes nas temáticas;
- Aprofundar o entendimento sobre os contextos das pesquisas.
Foi um verdadeiro mergulho na riqueza das produções acadêmicas, que consolidou ainda mais a minha proposta.

Fonte: Banco de Imagens do Canva.
Recorte temporal e critérios de busca
O Estado da Arte da Tese abrangeu um recorte temporal dos últimos 10 anos (2014 a 2023). Os descritores utilizados foram:
- Educação Infantil;
- Ciências da Natureza;
- Ambiente;
- Formação de Professores;
- Formação Continuada de Professores;
- Espaço de Ensino.
Critérios de inclusão:
- Artigos, dissertações e teses dos últimos 10 anos (2014–2023);
- Textos em português, inglês, espanhol ou italiano;
- Trabalhos relacionados aos descritores mencionados.
Critérios de exclusão:
- Textos fora do recorte temporal;
- Textos em outros idiomas;
- Trabalhos duplicados ou sem relação direta com a proposta.
Estado da Arte do Produto Educacional
Para o Produto Educacional, as buscas também focaram nos últimos 10 anos (2014 a 2023), com o objetivo de identificar o que já foi publicado, gerar ideias para a organização do curso de formação continuada (objeto da pesquisa) e refletir sobre conteúdos e situações de aprendizagem.
Os descritores utilizados foram combinados em diferentes formatos, como:
- Educação Infantil, Ciências da Natureza, Ambiente, Formação de Professores;
- Educação Infantil, Ciências da Natureza, Ambiente de Ensino;
- Educação Infantil, Ambiente de Ensino, Formação Continuada de Professores;
- Educação Infantil, Ciências da Natureza, Espaço de Ensino.
Critérios de inclusão:
- Produtos educacionais entre 2014 e 2023;
- Em português;
- Do tipo texto ou curso;
- Disponíveis nos links das plataformas.
Critérios de exclusão:
- Produtos fora do período;
- Duplicados;
- Não disponíveis para acesso.
A inclusão da plataforma do Instituto Federal do Rio de Janeiro ocorreu por indicação durante a disciplina “Prática Profissional Docente: Produto Educacional (etapa I)”, cursada no doutorado, por sua forte conexão com a proposta do meu programa.
O que encontrei (e o que não encontrei)
Durante essa jornada, identifiquei uma grande carência de propostas que incentivem a participação ativa das crianças no ensino de Ciências, especialmente considerando o contexto regional da sub-região Meio Norte do Brasil.
Veja alguns dados relevantes da minha análise:
- Total de trabalhos analisados: 54 (entre artigos, teses e dissertações)
- Maranhão: 1
- Piauí: 0
- Destaques:
- Rio Grande do Sul: 15
- São Paulo: 10
- Paraná: 8
- Produtos Educacionais analisados: 15
- Maranhão e Piauí: nenhum
- Nordeste brasileiro: nenhum
- Destaques:
- Rio de Janeiro: 6
- Rio Grande do Sul e São Paulo: 2 cada
- Paraná, Goiás, Amapá, Pará e Rondônia: 1 cada
Por que isso importa?
Esses dados mostram que a produção acadêmica sobre a organização de ambientes para o ensino de Ciências na Educação Infantil ainda é muito concentrada em algumas regiões do país. Valorizar os elementos naturais do território onde a criança vive é essencial para um ensino contextualizado, e precisamos fazer isso desde os primeiros anos escolares.
Minha pesquisa traz justamente essa contribuição: mostrar que é possível transformar o ensino de Ciências a partir da realidade local, com propostas acessíveis e significativas para as crianças.
Um convite
Se você também está nessa jornada do doutorado ou pretende iniciar, quero te dizer: você não está sozinha(o). Compartilhar experiências é uma forma de fortalecer nossa caminhada e transformar a Educação de dentro pra fora.
Tem alguma dúvida sobre como organizar seu Estado da Arte? Quer trocar ideias sobre pesquisa na Educação Infantil ou ensino de Ciências?
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Luzia Oliveira, Cristã, Mulher, Mãe, Pedagoga, Psicopedagoga Clínica e Institucional, Coach com Formação Febracis, Analista de Perfil Comportamental, Mentora de Mulheres, Mestre em Gestão e Doutoranda em Ensino de Ciências Exatas. Mais de 18 anos de experiência, na área de Educação, Desenvolvimento Pessoal e Profissional. Palestrante e Ministrante dos Livros: Decifre e Fortaleça seu Filho; Educar, Amar e Dar Limites e O Poder da Ação do Mastercoach Paulo Vieira. Criadora da “Mentoria Identidade Feminina” e “O caminho”. Recadinho para você que chegou até aqui!. Quero lhe convidar a me acompanhar e depois me contar se te ajudei de alguma forma. Sou muito grata por ter você trilhando o extraordinário junto comigo. Bjs s2.
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