
Se você chegou aqui por acaso, seja bem-vinda ou bem-vindo!
Eu sou Luzia Oliveira, doutoranda em Ensino de Ciências Exatas, e quero compartilhar um pouco da minha jornada com você — mais especificamente, sobre uma das etapas mais exigentes da pesquisa acadêmica: o Estado da Arte.
Um sonho com sacrifícios
Minha tese está sendo construída a partir de uma pesquisa de campo em uma escola municipal da minha cidade, envolvendo professoras da Educação Infantil. Me qualifiquei em setembro de 2024, e posso dizer com orgulho que fui elogiada principalmente pelo Estado da Arte da pesquisa.
Mas nem sempre foi assim…
Foram quase nove meses imersa em leituras, resumos, marcações e análises. Perdi noites de sono, emagreci, passei menos tempo com meu filho e renunciei a muitos momentos em nome de um sonho. Um sonho que antes parecia distante — e que, hoje, está tomando forma.
Quem vê os elogios, não imagina o caminho percorrido.

Fonte: Banco de Imagens do Canva.
Subestimando o Estado da Arte (até que ele me pegou)
No início, confesso que subestimei a importância do Estado da Arte. Eu sabia que precisava fazer, mas não compreendia o quanto ele definiria os rumos da minha pesquisa. Quando finalmente mergulhei nessa etapa, me vi completamente envolvida: eram textos, teorias, métodos, regiões, dados… Tudo precisava fazer sentido.
Foi então que decidi buscar ajuda. Pedi dicas a uma amiga que já tinha defendido sua dissertação, e, principalmente, me comprometi com o processo.
Etapas práticas da construção
A seguir, compartilho os passos práticos que segui, que podem ajudar você também:
- Definir o tema com a orientadora
Passamos por várias possibilidades até encontrar um que pulsava mais forte no meu coração. - Escolher as plataformas de busca
Para a construção do Estado da Arte da Tese, utilizei:- SciELO
- Portal de Periódicos da CAPES
- Página de Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da UNIVATES
- Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD)
- Plataforma EduCAPES
- Página de Produtos Educacionais da UNIVATES
- Página de Produtos Educacionais do Instituto Federal do Rio de Janeiro
- Aprender a utilizar os comandos de busca
Além das palavras-chave, usei frases completas para otimizar os resultados, especialmente no SCIELO. - Refinar a seleção por etapas
- Primeiro os títulos
- Depois os resumos
- E por fim, leitura na íntegra dos artigos, dissertações, teses e produtos educacionais.
- Analisar o conteúdo com base nos objetivos da pesquisa
Apenas os que dialogavam diretamente com minha proposta entraram no projeto.
A experiência além dos dados
Esta etapa do trabalho foi fundamental e extremamente proveitosa. A leitura de cada artigo, dissertação e tese selecionados foi edificante e transformadora. Reforcei a relevância do ensino de Ciências da Natureza na Educação Infantil e da formação continuada de professores.
Além disso, o processo me permitiu:
- Conhecer novas teorias e autores que embasam minha proposta;
- Identificar lacunas importantes nas temáticas;
- Aprofundar o entendimento sobre os contextos das pesquisas.
Foi um verdadeiro mergulho na riqueza das produções acadêmicas, que consolidou ainda mais a minha proposta.

Fonte: Banco de Imagens do Canva.
Recorte temporal e critérios de busca
O Estado da Arte da Tese abrangeu um recorte temporal dos últimos 10 anos (2014 a 2023). Os descritores utilizados foram:
- Educação Infantil;
- Ciências da Natureza;
- Ambiente;
- Formação de Professores;
- Formação Continuada de Professores;
- Espaço de Ensino.
Critérios de inclusão:
- Artigos, dissertações e teses dos últimos 10 anos (2014–2023);
- Textos em português, inglês, espanhol ou italiano;
- Trabalhos relacionados aos descritores mencionados.
Critérios de exclusão:
- Textos fora do recorte temporal;
- Textos em outros idiomas;
- Trabalhos duplicados ou sem relação direta com a proposta.
Estado da Arte do Produto Educacional
Para o Produto Educacional, as buscas também focaram nos últimos 10 anos (2014 a 2023), com o objetivo de identificar o que já foi publicado, gerar ideias para a organização do curso de formação continuada (objeto da pesquisa) e refletir sobre conteúdos e situações de aprendizagem.
Os descritores utilizados foram combinados em diferentes formatos, como:
- Educação Infantil, Ciências da Natureza, Ambiente, Formação de Professores;
- Educação Infantil, Ciências da Natureza, Ambiente de Ensino;
- Educação Infantil, Ambiente de Ensino, Formação Continuada de Professores;
- Educação Infantil, Ciências da Natureza, Espaço de Ensino.
Critérios de inclusão:
- Produtos educacionais entre 2014 e 2023;
- Em português;
- Do tipo texto ou curso;
- Disponíveis nos links das plataformas.
Critérios de exclusão:
- Produtos fora do período;
- Duplicados;
- Não disponíveis para acesso.
A inclusão da plataforma do Instituto Federal do Rio de Janeiro ocorreu por indicação durante a disciplina “Prática Profissional Docente: Produto Educacional (etapa I)”, cursada no doutorado, por sua forte conexão com a proposta do meu programa.
O que encontrei (e o que não encontrei)
Durante essa jornada, identifiquei uma grande carência de propostas que incentivem a participação ativa das crianças no ensino de Ciências, especialmente considerando o contexto regional da sub-região Meio Norte do Brasil.
Veja alguns dados relevantes da minha análise:
- Total de trabalhos analisados: 54 (entre artigos, teses e dissertações)
- Maranhão: 1
- Piauí: 0
- Destaques:
- Rio Grande do Sul: 15
- São Paulo: 10
- Paraná: 8
- Produtos Educacionais analisados: 15
- Maranhão e Piauí: nenhum
- Nordeste brasileiro: nenhum
- Destaques:
- Rio de Janeiro: 6
- Rio Grande do Sul e São Paulo: 2 cada
- Paraná, Goiás, Amapá, Pará e Rondônia: 1 cada
Por que isso importa?
Esses dados mostram que a produção acadêmica sobre a organização de ambientes para o ensino de Ciências na Educação Infantil ainda é muito concentrada em algumas regiões do país. Valorizar os elementos naturais do território onde a criança vive é essencial para um ensino contextualizado, e precisamos fazer isso desde os primeiros anos escolares.
Minha pesquisa traz justamente essa contribuição: mostrar que é possível transformar o ensino de Ciências a partir da realidade local, com propostas acessíveis e significativas para as crianças.
Um convite
Se você também está nessa jornada do doutorado ou pretende iniciar, quero te dizer: você não está sozinha(o). Compartilhar experiências é uma forma de fortalecer nossa caminhada e transformar a Educação de dentro pra fora.
Tem alguma dúvida sobre como organizar seu Estado da Arte? Quer trocar ideias sobre pesquisa na Educação Infantil ou ensino de Ciências?
Me mande uma mensagem em nosso WhatsApp ou comente aqui embaixo. Será um prazer te ajudar!
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Luzia Oliveira, Cristã, Mulher, Mãe, Pedagoga, Psicopedagoga Clínica e Institucional, Coach com Formação Febracis, Analista de Perfil Comportamental, Mentora de Mulheres, Mestre em Gestão e Doutoranda em Ensino de Ciências Exatas. Mais de 18 anos de experiência, na área de Educação, Desenvolvimento Pessoal e Profissional. Palestrante e Ministrante dos Livros: Decifre e Fortaleça seu Filho; Educar, Amar e Dar Limites e O Poder da Ação do Mastercoach Paulo Vieira. Criadora da “Mentoria Identidade Feminina” e “O caminho”. Recadinho para você que chegou até aqui!. Quero lhe convidar a me acompanhar e depois me contar se te ajudei de alguma forma. Sou muito grata por ter você trilhando o extraordinário junto comigo. Bjs s2.
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